Como funciona a energia solar fotovoltaica

Antes de adquirir um sistema de capitação de energia solar é de fundamental importância entender detalhadamente com funciona a energia solar para lhe guiar na escolha da melhor opção para sua residência, empresa ou propriedade rural.

Resumo do funcionamento da Energia Solar

Energia solar é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, utilizando células fotovoltaicas. Os elétrons das placas solares entram em movimento quando expostas a radiação solar, convertendo-os em eletricidade. Quanto maior a radiação solar, mais eletricidade será produzida, embora ela possa ser produzida até em dias nublados ou chuvosos, portanto, em menor potência.
A energia elétrica gerada pelas placas solares é levada até o inversor solar, onde ocorre a conversão desta energia em energia compatível com a nossa rede elétrica. Podemos chamar esse fenômeno também de sistema fotovoltaico.

1. O painel solar gera a energia solar fotovoltaica
O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares instalados sobre o seu telhado são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.

2. O inversor solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa
O inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada – AC) que você precise usar.

3. A energia solar é distribuída para sua casa ou empresa
A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída na sua casa ou empresa reduzindo a quantidade de energia que você compra da distribuidora. (*1).

4. A energia solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos
A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado ao “quadro de luz”.

5. O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos
O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bidirecional) (*2). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energia” (*3 e *4) para serem utilizado de noite ou nos próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz.

6. E se faltar energia da concessionária?
Como o sistema fotovoltaico On-Grid está ligado à rede elétrica, sempre que houver falta, ou desligamento de energia na linha da concessionária, o inversor identifica essa falta de energia e desliga o sistema fotovoltaico, pois se o sistema fotovoltaico permanecer ligado, ele irá fornecer energia à rede da concessionária causar algum acidente aos seus técnicos quando estiverem realizando manutenção na rede.

7. Após a instalação da energia solar, como funciona sua manutenção?
Para garantir o bom funcionamento das placas solares é recomendável a lavagem dos painéis a cada 6 meses. Em locais com muita poeira e/ou no período de baixos índices de chuva, o ideal é que o processo seja feito a cada 4 meses. Inspeções visuais realizadas por nossos técnicos podem identificar arranhões, rachaduras, sombreamentos ou manchas, garantindo o desempenho e encontrando possíveis danos nas placas solares desde o início.

(*1) – Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica e, variam bastante.

(*2) – O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia ). Desta forma ele será capaz de medir a energia que você consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando “créditos de energia”.

(*3) – Os “Créditos de Energia” são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nos próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

(*4) – Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).